Especialidade Odontológica responsável pela prevenção, tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas aos tecidos e estruturas que dão suporte aos dentes ou seja gengivas e ossos.
As doenças são Gengivite Periodontite podem também estar associadas com a retração gengival.
Como prevenir?
Através de escovação correta, uso de fio dental regularmente, visitas periodiodicas ao dentista para limpeza e polimento dentário.
Como ocorre a doença periodontal?
Inicialmente através da formação da placa bacteriana, quando não removida através de uma correta higienizaçao, ocorre calcificação evoluindo para o tártaro ou cálculo dental.
O retorno periódico ao dentista é essencial para o controle da doença periodontal, quando isso não ocorre o processo é crônico, o tártaro ou cálculo continua sendo depositado lentamente e em profundidade gerando as bolsas periodontais, pois acaba ocasionando a perda óssea e um espaço maior dentro dificultando a higienizaçao.Quanto maior a perda óssea, maior o risco de mobilidade e perda do elemento dentário.
Quando associado a má oclusão, perdas de outros elementos dentários, pacientes que apertam ou rangem os dentes torna se ainda mais grave, pela sobrecarga dentária, nesses casos podem ocorrer também a retração gengival.
Tratamentos
1-Gengivite Raspagem e polimento dentário, uso de ultrassom e jato de bicarbonato.
2-Periodontite Quando no estágio inicial raspagem, polimento dentário, uso de ultrassom e laser com um agente fotossensibilizador para morte bacteriana (PDT Terapia Fotodinamica).
Quando no estágio evoluído, começa ocorrer a perda óssea sendo necessário além do tratamento anterior, cirurgias para colocação de enxerto ósseo (autogeno ou xerogeno – osso liofilizado bovino E×. Bioss).
Estágio mais evoluído mobilidade avançada perda do elemento dentário exodontia, enxerto ósseo e colocação de implante dentário (titânio ou cerâmico ex. Straumann).